quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Na Lupa 🔍, Quinta 20/01/22, Blog do Edney

Coluna Diária Blog do Edney 


Na Lupa 🔎

IZAÍAS REGIS SERÁ MAJORITÁRIO EM GARANHUNS E ESTÁ ELEGÍVEL PARA 2022
                  Ex Prefeito Izaias Régis

MAJORITÁRIO- O ex prefeito Izaias Régis continua incomodando as hostes governistas que disparam notícias Fake News sobre sua elegibilidade. A Coluna ouviu diversos juristas que são unânimes: IZAÍAS REGIS  ESTÁ ELEGÍVEL (Matéria a seguir explica). E para o destempero geral dos seus adversários, tudo leva a crer que será o mais votado da história de Garanhuns,  é o que atestam as pessoas nas ruas, nas esquinas e nos bares e em toda a cidade. Isso mostra que quem tem serviços prestados e uma história política forte, sempre será considerado, até mesmo nas situações que possam parecer mais adversas. Izaías foi abandonado no meio do caminho por vereadores e lideranças que faziam parte do seu governo, na velha máxima , pessoas que cuspiram no prato que comeram. Um izaiasista de carteirinha disse a coluna que a lei do retorno tarda mas não falha e, que a votação consagradora que o ex-prefeito vai ter na cidade e a sua eventual recondução para um quarto mandato de deputado estadual será a coroação de tudo que Izaías Regis já fez pela cidade. “Izaías mudou o patamar de Garanhuns para outro nível tanto econômico como turístico. Sua eleição será consagradora ratificando as grande gestões que fez a frente da prefeitura.” Frisou Marcelo, eleitor e aliado de primeira hora de Izaías Regis.

REPRESENTAÇÃO - Garanhuns não poderá deixar de ter o seu deputado na ALEPE e como já vimos observando temos todas as condições de enviar dois, ou ate três nomes para a Assembleia Legislativa. Um deles será sem sombra de dúvidas, o ex-prefeito Regis.
Autêntico, falador e bocão Izaías não perde a originalidade sempre foi o mesmo desde os tempos de jovem, passando pra ACIG, pelos negócios empresariais e pela vida pública. Nunca teve papa na língua e sempre falou o que lhe dar na telha. Esse é Izaías Regis um dos melhores prefeitos da história da cidade. Izaías tem acompanhado Raquel Lyra no Movimento "Levanta Pernambuco" em todas as regiões do estado. O PSDB está formando uma chapa que vai eleger até 6 deputados. Sua escolha partidária foi feita pelos princípios de lealdade e coerência relação a seus amigos e líderados.

LEAL- Armando Monteiro, sempre foi parceiro de Izaias em toda a sua vida pública. 
Izaías falem o que quiser falar dele, mas ele sabe ter lado. Sabe ser fiel e leal ao grupo que o abriga. A coerência sempre premia aqueles que sabem por onde caminha e com quem caminhar. Bastante respeitado entre os que exerceram o mandato de forma contemporânea com o mesmo e também com amplos canais em Brasília/DF,  jamais Garanhuns poderá abrir mão da expressão e do acesso que o ex-prefeito possui. Na ALEPE nesse quarto mandato defenderá as bandeiras de geração de emprego e renda, o turismo e a geração de novas fontes de investimentos para Garanhuns, do Agreste e de Pernambuco. Seu plano de ação parlamentar está sendo construído e em breve será apresentado a população. 
É com essas características que Izaías está cotado para ser o deputado majoritário na Terra das Sete Colinas. O tempo é o senhor da razão. Que comecem os jogos!

CONTAS REJEITADAS NÃO GERAM INELEGIBILIDADE NA NOVA LEI SANCIONADA POR BOLSONARO 
              Ex Prefeitos Dudu e Genaldi 

EXEMPLOS- Em São João, cidade vizinha a Garanhuns, uma euforia tomou conta de vereadores e aliados do prefeito Wilson Lima, que por sinal faz uma boa gestão, comemoram a rejeição das contas de governo do ex-prefeito Genaldi Zumba, como sendo inelegibilidade absoluta. Houve muita festa e comemoração, no entanto é importante que os parlamentares se atentem que somente os tribunais eleitorais podem decretar inelegibilidade, uma vez que essa qualidade é decorrente da análise e julgamento de eventual registro de candidatura. Recentemente houve uma mudança na Lei das Inelegibilidade, mudando todo o escopo do que se entendia por “estar inelegível” . Para que se tenham um comparativo o ex-prefeito de Capoeiras, estava inelegível em 2020, porém de acordo com a nova legislação, Dudu(PL) voltou a ficar ELEGÍVEL em 2021. É que não basta apenas a câmara municipal de qualquer cidade rejeitar as contas de ex-gestores. A candidatura de políticos com contas rejeitadas, pasmem: está liberada por nova lei aprovada no congresso nacional e sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro(PL) e já encontra-se valendo para essas eleições de 2022. 
A LEI COMPLEMENTAR Nº 184, DE 29 DE SETEMBRO DE 2021, de iniciativa parlamentar  excluiu da incidência da inelegibilidade os indivíduos que tenham tido as contas julgadas irregulares, pelas câmaras municipais, sem danos ao erário e com imputação de condenação exclusiva ao pagamento de multa pelos órgãos de contas competentes. Deste modo não só em São João , mas em todo Brasil, não é bom comemorar inelegibilidade pois o tiro pode sair pela culatra. Veja abaixo a mudança :

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 30/09/2021 | Edição: 186 | Seção: 1 | Página: 7
Órgão: Atos do Poder Legislativo
LEI COMPLEMENTAR Nº 184, DE 29 DE SETEMBRO DE 2021
Altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, para excluir da incidência de inelegibilidade responsáveis que tenham tido contas julgadas irregulares sem imputação de débito e com condenação exclusiva ao pagamento de multa.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:
Art. 1º Esta Lei Complementar altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, para excluir da incidência de inelegibilidade prevista na alínea "g" do inciso I do caput do art. 1º da referida Lei os responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares sem imputação de débito e com condenação exclusiva ao pagamento de multa.
Art. 2º O art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, passa a vigorar acrescido do seguinte § 4º-A:
"Art. 1º ...................................................................................................................
..........................................................................................................................................
§ 4º-A. A inelegibilidade prevista na alínea "g" do inciso I do caput deste artigo não se aplica aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares sem imputação de débito e sancionados exclusivamente com o pagamento de multa.
................................................................................................................................" (NR)
Art. 3º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 29 de setembro de 2021;
 200º da Independência e 133º da República.
JAIR MESSIAS BOLSONARO
Anderson Gustavo Torres
Wagner de Campos Rosário                            Lei em Vigor


JUVENTUDE- Matheus Martins (PSD) Natural de Garanhuns, Eleito Vereador de Garanhuns pelo PSD 55 nas Eleições Municipais de 2020, com 1.214 sufrágios. Matheus Martins é formado em Administração pela FAGA/AESGA, tem 23 anos e integra a base do prefeito Sivaldo Albino. Tem seu eleitorado pulverizado por toda a cidade e zona rural, como também foi eleito por larga expressão nos votos de opinião e tem defendido empregos e renda para a juventude , bem como a redução do valor do passe estudantil no transporte público. Matheus afirma que a cidade vai virar um canteiro de obras nunca visto ao longo deste ano e que muitas das reivindicações apresentadas se tornarão realidade. Ainda sobre a eleição da mesa, ele que é Vice-presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, função ao qual foi eleito para o biênio 2020/2021, não
esconde o desejo de ser ungido o candidato do grupo para o próximo biênio. “Se for convocado para a missão aceito e vou à luta, porém respeito todos os meus pares e reconheço que eles também possuem qualificação para o cargo.“ Completa Martins, que é também Integrante de várias Comissões na Câmara de Vereadores e foi destaque no Agreste Meridional por realizar uma Seleção Pública para composição (contratação) de sua Assessoria Parlamentar. Fato inédito no Nordeste. É um jovem de futuro que está na Casa Raimundo Moraes.
                  Vereador Mateus Martins



O PLANO “B” DO PSB -José Neto Cavalcante, sobrinho do governador Joaquim Francisco, falecido recentemente,  é o Plano B do Partido Socialista Brasileiro para ser o candidato a Governador pela Frente Popular. Discreto , atencioso, educado, parecendo um lorde inglês, Zé Neto, como é conhecido, é praticamente uma unanimidade entre prefeitos, deputados e ex-prefeitos que se dirigem a Casa Civil, no Palácio do Campo das Princesas, para as costumeiras reuniões e audiências. Tendo sido secretário-executivo de todas as pastas que o atual Governador Paulo Câmara ocupou antes de ser Governador. Na prática Zé é a eminência parda de Câmara. Uma postulação do Secretário da Casa Civil deixaria o governador bastante a vontade para terminar o seu mandato sem renunciar, conforme toda a imprensa já foi comunicada. Paulo não deseja disputar nenhum cargo nas eleições deste ano. Vai estar com Lula(PT) e em caso de vitória do petista, será ungido na cota do PSB para algum Ministério na Explanada Federal. Nos próximos dias todo esse mistério será solucionado e os rostos que encabeçarão a chapa da Frente Popular serão finalmente apresentados ao grande público : o eleitor.                         Secretario Zé Neto



FAMILIA -A família do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio(PSB) teria batido o pé contra a sua candidatura a Governador de Pernambuco e numa conversa interna teriam colocado os prós e os contra que uma postulação de Geraldo poderá acarretar nesse momento da política nacional. Diante da pressão familiar Geraldo já havia negado por duas vezes a intenção de disputar e também avisado ao governador Paulo Câmara que não toparia a parada de forma alguma, que o mesmo estaria livre para discutir e lançar outro nome socialista a sua sucessão. Ocorre que a base do PSB e muito homogênea e o núcleo decisório é muito restrito, cabendo a poucos pares voz e vez, de maneira que a sua negativa caiu como um fardo para muitos, sobretudo aos mais chegados ao ex-prefeito do Recife, que com a ascensão de outro nome, perderiam espaço, poder e acesso, uma vez que com outro governador não haveria a intimidade e a amizade pessoal que possuem com Geraldo. A coisa se afunilou a um ponto que a candidatura de Humberto Costa, vista antes com desconfiança pela fragilidade aparente, dependendo do nome, poderá fazer de Humberto um candidato forte e dessa forma encorajar o PT a trilhar carreira solo rumo ao Palácio do Campo das Princesas. O PSB está literalmente pisando em ovos, na escolha do sucessor do Governador Paulo Câmara. Basta um vacilo e, um vácuo estará aberto tanto para a oposição quanto para aliados da própria base e integrantes de outras siglas.
Humberto/ Geraldo


REPERCUSSÃO- A matéria sobre a possível candidatura de Pedro
Falcão foi estouro de acessos novamente no blog. Nos canais de acesso também muitos comentários, ligações e mensagens sobre a qualidade do nome do Professor Falcão. Um nome sem dúvida acima das questões partidárias e de picuinhas locais, foi o que sentimos, além de muito entusiasmo pela opção de contar com um nome tão expressivo no processo eleitoral. Gratos a todos os leitores que nos ajudam a fazer a nossa coluna diaria. 
Obrigado !





FRASE DO DIA - “Mortalidade acumulada da Covid-19 no Brasil: 2.900 mortes por um milhão de pessoas. No Vietnã, 360 mortes por um milhão de pessoas. Aguardo comentários de que o Vietnã é uma ilha, muito mais desenvolvido do que o Brasil. Negacionismo mata!” (Pedro Hallal, epidemiologista)


A todos um ótimo dia!!!!

Blog do Edney
879991469000 FoneZap

Nenhum comentário: