quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Na Lupa 🔍, Quinta, 27/01/22, Blog do Edney

Coluna Diária Blog do Edney 

Na Lupa🔍


CHAPA DEFINIDA PARA GOVERNADOR E SENADOR EM PERNAMBUCO 

         Joao/ Eugênia/ Edilson


CHAPA - Guarde bem essas imagens da foto pois vocês terão durante toda a propaganda partidária na televisão esses rostos em inserções de comerciais e mais adiante no horário da propaganda eleitoral gratuita na TV. É que o Partido Socialismo e Liberdade(PSOL) escolheu por eleição interna o seu candidato a governador e a senador de Pernambuco, para as eleições deste ano. Trata-se do advogado João Andrade, natural de Salgueiro e que foi vice da chapa de Marília em 2020 na disputa pela prefeitura do Recife. Eugênia Lima é olindense, oriunda do movimento estudantil, é formada em Direito e é Mestra em planejamento urbano. Disputou o Senado em 2018 e teve mais de 100 mil votos.
Está é portanto a primeira chapa fechada para as leilões 2022. Apesar de não possuir a mínima
chance de vencer essas eleições, essas siglas projetam os nomes que lança sempre de olho na eleição seguinte. Ao tornar o rosto conhecido fica mais fácil de na próxima eleição eleger o mesmo para outro cargo de menor expressão comparado com os cargos majoritários estaduais. No passado uma estratégia dessa elegeu Edilson Silva, na época no PSOL, deputado estadual e só não foi eleito vereador da capital porque estava praticamente sozinho na legenda, embora tenha sido um verdadeiro campeão de votos para a câmara municipal. Na eleição seguinte entrou fácil na ALEPE.




RAUL HENRY SERÁ O VICE DE DANILO CABRAL E MARÍLIA ARRAES SENADORA
A depender do PT Nacional a deputada federal Marília Arraes será a indicada do partido na chapa que será formada possivelmente com Danilo Cabral( que já recebeu as bençãos de Renata Campos) e ainda poderá contar com o deputado federal Raul HENRY(MDB) como eventual vice governador na chapa da Frente Popular. A equação agora seria para acomodar a atual presidente do PC do B nacional , Luciana Santos, uma vez que no Partido Comunista do Brasil só há espaço para eleger um federal que seria Renildo Calheiros, ex-prefeito de Olinda. Luciana teria a opção de ser candidata a estadual, porém seu esposo, o também deputado estadual Waldemar Borges(PSB) será candidato à reeleição. Nessa equação complicadíssima poderia Luciana ficar até o final do mandato e torcer pela vitória de Lula(PT) para o cargo de presidente, onde seria facilmente alocada em um Ministério da Esplanada Federal. A permanência de Santos no cargo de vice-governadora até o último dia de mandato viria a combinar com a também permanência , já definida, de Paulo Câmara, que ficará no cargo de governador até 31/12/2022. Os demais partidos da Frente Popular que pleiteiam a vaga de Senador teriam que negociar outras compensações políticas e ainda contariam com
Os votos das bases de Danilo e Raul, embora as de Danilo tenham sido cooptadas previamente, uma boa parte, pelo deputado estadual Clodoaldo Magalhães(PSB). Mesmo assim poderia sobrar algo perto de 100 mil votos, o que já ajudaria muita gente que hoje se sente pendurada.

HENRY 2- o jornalista Elielson Lima da CBN, trouxe a informação também que por outro lado o deputado federal Raul Henry está vivendo um dos maiores desafios de sua vida pública: montar a chapa do MDB. Caso ele não consiga este feito, corre o risco de perder o comando do partido no Estado. O senador Fernando Bezerra sempre esteve de olho no posto, e a prefeita Raquel Lyra também.
Ocorre que a possibilidade de Raul montar uma chapa é próxima de zero, para que isso acontecesse ele teria que encerrar os diretórios de pelo menos outros 5 partidos que deixariam de existir na prática para que os seus presidentes se filiassem ao MDB 15. Tarefa totalmente sem fundamento nos dias atuais.

FEDERAÇÃO DE PARTIDOS É UMA COLIGAÇÃO DISFARÇADA

O Brasil definitivamente na é para amadores. Ao criar a tal de federação(junção de siglas pra a disputa proporcional) sob a fajuta desculpa de passar 4 anos seguindo os estatutos programáticos e burocráticos que não servem pra nada, o legislador foi no ápice do oportunismo e da cara de pau.
Agora está criado uma dificuldade sem precedentes pra vários “donos” de siglas espalhadas por todos os lugares, inclusive em Pernambuco, onde os partidos são uma personificação pessoal dos deputados : André de Paula(PSD), Ricardo Teobaldo(Podemos), Silvio Costa Filho(Republicanos), Wolney Queiroz(PTD), Augusto Coutinho(Solidariedade), Daniel Coelho(Cidadania), Sebastião Oliveira(Avante), Renildo Calheiros(PC do B), Pastor Eurico( PHS). Todos os deputados citados anteriormente não possuem chapas suficientes em seus partidos pra sequer atingir a legenda que lhes garanta a própria eleição. Dessa forma ou fazem coligação (Federação) ou não se elegem. O plano B dessa tropa seria aproveitar a janela partidária de Março e voar para uma legenda grande a exemplo do PP, PSB, PT e etc. Caso saiam sozinhos estarão correndo riscos seríssimos de serem muito bem votados e ficarem sim mandato. Eis uma problemática que eles mesmo criaram quando submeteram em 2020 os vereadores da época a esse mesmo sistema. Acostumados a usar as eleições municipais pra testar o que não presta, dessa vez literalmente quebraram a cara, pois o Senado bateu o pé e não permitiu mudança alguma que facilitasse a vida dos deputados.

COVID DISPARA EM PERNAMBUCO E GOVERNO
VAI TOMAR MEDIDAS DURAS
PERNAMBUCO- O governo do estado recebeu com grande preocupação o registro de 4.722 casos de Covid registrados em um dia. Pernambuco tem terceiro maior número de confirmações diárias de toda a pandemia. O que sem dúvidas necessita de medidas inéditas e imediatas. Na manhã de hoje (27/01) haverá uma coletiva à imprensa detalhando as novas medidas que deverão ser seguidas por todos os pernambucanos. 
Grandes filas se formam em todos os locais de testagem no estado levando ao esgotamento do serviço público de prestação da atividade de testes. Por outro lado os pontos de vacinação não aparentaram a movimentação inicial e muitas pessoas precisam voltar pra tomar a segunda dose e a de reforço. Tudo isso está sendo causado pela aceleração da curva de casos pela variante ômicron. Acredita os cientistas que em três semanas haverá achatamento da curva e declínio de casos, mas o momento atual é de grande preocupação aceleramento do número de casos, sobrecarregando os serviços de saúde.
Em Garanhuns é possível ver que a cada de testes está sempre lotada de pessoas que buscam um Diagnóstico para ter certeza se foram ou não contaminadas. 

PREFEITURA- Em mais uma ação de enfrentamento à Covid-19 no município, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando a capacidade de testagem dos pacientes com sintomas da doença. A estratégia tem o intuito de promover um diagnóstico real do número de pessoas infectadas, por meio da confirmação e monitoramento dos casos positivos no município.
Desta forma, os testes também passam a ser realizados nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da área rural do município, além das unidades que funcionam em horário estendido para pacientes sintomáticos. Nestas localidades, será utilizado o teste antígeno (SWAB rápido), onde a entrega do resultado é realizada em até 24 horas.



GOVERNAR UMA CIDADE NÃO É TAREFA PARA QUALQUER PESSOA.

A coluna ouviu alguns prefeitos sobre as dificuldades que os cercam numa administração municipal. Apesar de nos dias atuais a legislação que rege a improbidade administrativa ter sido reformulada para se adaptar ao mudo fático, o mundo real do cotidiano dos prefeitos, principalmente das cidades menores a nível de arrecadação financeira. 
As cobranças dos órgãos de fiscalização e controle muitas vezes são uma faca de doido gumes. Por exemplo se o Ministério Público exige que se tenha um número de alunos por salas de aula, isso vai demandar aumento de pessoal (professor , monitor, porteiro, etc) então o prefeito contrata para atender o MP mas depois o próprio Ministério Público vai processar esse ex-gestor(quando ele sair ) por violação da Lei de Responsabilidade Fiscal, no quesito de ultrapassar o limite de pessoal. Isso é só um exemplo, entre muitos que cercam a administração das cidades. Se o prefeito se recusa a expandir as salas de aula, será processado por não obedecer regras e diretrizes absurdas feitas de forma programática, que na prática só servem pra punir os gestores.
O governo federal aumenta piso de professor , aumenta o salário mínimo todos os anos e cria dezenas de obrigações, sem oferecer nenhum lastro aos gestores, que são obrigados a pagar a conta e depois serem enroscados na justiça com processos e pesadas multas aplicadas pela tribunais de contas. Sinceramente, não é brincadeira governar uma cidade no Brasil nos dias atuais. Que o próximo Congresso que será eleito este ano, siga em frente corrigindo essas disparidades e equilibrando esta balança. Só assim teremos homens de bem à frente das cidades, porque um cidadão não vai entrar na política pra ser criminalizado sem ter feito absolutamente nada errado nem intencional.

  GARANHUNS EM LUTO POR ANSELMO E HELIO
ANSELMO BATISTA - A coluna recebeu com bastante pesar a notícia do falecimento do garanhuense Anselmo Batista, 58 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral. 
Anselmo havia sido transferido para o Recife, em estado gravíssimo, mas lamentavelmente, terminou vindo a óbito. 
Todos os grupos de WhatsApp da cidade acompanhavam as notícias sobre o internamento, porém o pior se confirmou: houve morte cerebral. vários amigos fizeram homenagens nas redes sociais pois o mesmo era bastante querido na cidade e possuía uma legião de admiradores. 
Anselmo foi proprietário da Cygnus Informática e era ligado ao Clube de Diretores Lojistas de Garanhuns (CDL). 
O corpo, que virá da capital,  será velado na Funerária Suíssa. 
Nossos sentimentos a toda a família e aos inúmeros amigos pelo passamento de Anselmo para o outro plano.

HELIO AGUIAR - Hélio Aguiar Pessoa , faleceu ontem aos 54 anos , filho de Jeasir das bicicletas que marcou época de nossas infâncias e adolescências, com sua loja e oficina de bicicletas que funcionou durante décadas dentro do Parque Euclides Dourado. 
Com Hélio vai grande parte das recordações de muitos de nós que no ápice da juventude fazíamos as revisões de nossas bicicletas naquele lugar. A oficina era um lugar mágico para toda criança, pois deixávamos os equipamentos lá e quando voltávamos, com nossos pais para pegar nossas bicicletas estavam novinhas em folha, como se tivessem acabado de sair da loja. Nossos sentimentos a todos os amigos, familiares desse personagem tão importante na história de nossas vidas.



VEREADOR ALCINDO COMEMORA FERIADO DE 04 DE FEVEREIRO EM GARANHUNS                Vereador Alcindo

FERIADO - O aniversário de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, comemorado no dia 4 de fevereiro, voltou a ser feriado municipal. O projeto de lei da Câmara de Vereadores, que da nova redação, aos feriados municipais, de autoria do Vereador Alcindo Correia, foi sancionado pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB)."

Ficamos felizes de proporcionar a nossa Garanhuns, neste momento de festa e celebração por seu aniversário, uma série de presentes, entregas de nossa gestão que vão, aos poucos, transformando nossa cidade. Estamos fechando a programação com muito carinho e responsabilidade, mas adiantamos que são ótimas notícias para todos que amam Garanhuns", destacou o prefeito.

Também será considerado de relevância histórica o dia da elevação de Garanhuns à condição de vila, em 10 de março de 1811, data essa que poderá ser comemorada pelo Poder Público Municipal.



FRASE DO DIA - “Fui ao cercadinho falar o que eu acredito. Não sou especial por isso! Sou só mais uma que entendeu que atrás desse personagem machão, cristão e honesto, existe um covarde”. (Hadassa Gomes, 19 anos, estudante de jornalismo em Sorocaba, que disse poucas e boas a Bolsonaro)


A todos um ótimo dia!!!!

Blog do Edney
87991469000 FoneZap

Um comentário:

Unknown disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻