terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Na Lupa 🔍, Terça 18/01/22, Blog do Edney


Coluna Diária Blog do Edney 


Na Lupa 🔎

BARTOLOMEU QUIDUTE EM DETALHES

         Ex Prefeito Dr. Bartolomeu Quidute

O MEDICO - Bartolomeu Magno Souto Quidute já estava pré destinado a ser prefeito de Garanhuns. Desde quando atendia como médico ginecologista, diga-se de passagem um dos maiores profissionais da área em nosso estado. Sempre altamente requisitado e possuidor de um carisma e uma luz interior especial, atendia a todos com dedicação e atenção. Bartolomeu transformou-se no nome predileto do PDT para compor o que seria a chapa vitoriosa da eleição 92 (Zé Cardoso/Bartolomeu). Ocorre que O deputado José Cardoso vinha lutando contra uma doença que o iria vitimar mais cedo ou mais tarde. Fumante compulsivo, Cardoso era franco favorito é liderava todas as pesquisas de opinião na época. Infelizmente, Cardoso não resistiu e faleceu abrindo o maior vácuo na história política de Garanhuns. Os amigos do médico que seria vice de Cardoso resolveram lançá-lo a prefeitura e formaram a chapa que teria uma esmagadora votação : Dr Bartomeu prefeito e Dr. Almir Penaforte vice-prefeito. 

PERIFERIA - com Bartolomeu prefeito a prefeitura se transferiu para a periferia com ações assistenciais de alto impacto e obras de contenção de vossorocas , lagoas ambientais e uma série de serviços nunca vistos voltados para quem mais precisava, o povo mais necessitados. Rosa Quidute, esposa de Bartolomeu era o elo de ligação com os mais simples realizando um mega trabalho como Secretária de Ação Social, ganhando a confiança e a simpatia do povo.
 Ex Vice Prefeita Rosa e Ex Prefeito Bartolomeu

APROVADO- Aprovado pela população , na época não havia reeleição, se houvesse Bartolomeu seria reconduzido nos braços do povo de maneira esmagadora, superando a votação anterior. Porém Quidute precisava de um sucessor, embora contasse no seu grupo com nomes como Alexandre Marinho , Nivaldo Azevedo , Emanuel Bahia, Dr. Lamberto Sales e outros não menos importantes, fez uma escolha considerada inusitada para a época: escolheu sozinho como seu candidato, o líder da oposição ao seu governo na câmara municipal, o também Médico Dr. Silvino, que seria eleito com facilidade tendo Marcio Quirino, ex-gestor regional da Celpe, como vice.

ROMPIMENTO- ocorre que as coisas não saíram como Bartolomeu planejava e contam que antes mesmo da posse o seu sucessor haveria rompido com o mesmo, causando precocemente o fim da carreira política de Bartolomeu que disputaria outras eleições, sem sucesso, inclusive sendo derrotado pelo próprio sucessor, o Dr.Silvino, na época eleito pelo PSB.

CAVALO SELADO - conta a história que um cavalo passou selado para Bartolomeu Quidute, em 1998. O mesmo fez uma reunião em sua residência em Heliópolis para ouvir o seus amigos e o seu grupo sobre que opção partidária deveria seguir a fim de disputar uma vaga de deputado estadual em 1998. Todos os presentes por unanimidade ponderaram que o melhor para Quidute seria uma filiação ao PSDB 45 a fim de garantir uma eleição certa para a ALEPE. Eis que passado alguns dias o ex-prefeito Bartolomeu Quidute surpreendeu a todos se filiando ao PDT, que havia montado uma chapa fraquíssima que só elegeria um deputado. Dito e feito. 

PDT - Bartolomeu que foi eleito Prefeito pelo PTB 14, em 1992, optou pelo Partido Democrático Trabalhista. Ao optar pelo PDT, Bartolomeu foi convencido que o partido faria dois estaduais e acreditava que o segundo colocado com apenas 15 mil votos estaria eleito, ocorre que com a aproximação pessoal dele com José Queiroz, confiou e acreditou no PDT e não levou em conta os cálculos que seus amigos e assessores faziam para uma eleição certa no PSDB. Acreditava ainda que José Queiroz seria o puxador de votos e teria mais de 40.000 votos. Ocorre que que a chapa do PDT foi muito fraca e Zé Queiroz teve 21.101 sufrágios e
Bartolomeu 17.167 votos ficando na 1º suplência sem nunca ter assumido o mandato. Enquanto no PSDB o último Deputado eleito foi Augusto César com 15.559 votos. O cavalo no PSDB passou selado.
                              Cavalo selado

(Agradecemos a colaboração, rica em detalhes, nessa matéria dos amigos Tony Neto e Geovani Oliveira, ex Assessores de Bartolomeu na época do seu mandato)



BELMONTE -O prefeito de São José do Belmonte, no Sertão Central, Romonilson Mariano (PSB), vem enfrentando protestos por parte dos professores da cidade, que afirmam que o gestor não efetuou o pagamento dos precatórios e e nem o abono do FUNDEB 70, que foi amplamente pago pelos mais diversos municípios do estado.
Faixas cobrando do prefeito uma posição foram espalhadas por toda a cidade de Belmonte. E ainda chegaram informações via redes sociais, que o prefeito Romonilson teria mandado retirar as faixas após tomar conhecimento das mesmas.
Diferentemente de outras cidades, que pagaram o rateio, não há notícia de que Prefeitura de São José do Belmonte tenha se manifestado sobre pagamento aos professores.Romonilsom - Prefeito de São José do Belmonte                         Faixas de Protesto




SANDOVAL - ex-prefeito de Brejão , Sandoval Cadengue, de família tradicional do município, socialista histórico e ferrenho aliado do PSB desde a chegada de Miguel Arraes ao partido, pai da prefeita eleita e reeleita do município vizinho, Beta Cadengue, sempre se destacou pela sua lealdade e confiança e posição firme em todos os momentos altos e baixos dos atuais mandatários no estado. Homem de confiança máxima, ocupou a Gerência da Casa Civil e sempre foi um grande articulador nos bastidores em todas as eleições. Informações que chegaram a coluna dão conta que Sandoval e o seu grupo político estão com o ex-prefeito de Bom Conselho, Danilo Godoy(PSB), inclusive na coordenação de sua campanha. Sandoval é sem dúvidas um reforço de peso pra qualquer deputado pela sua garra , determinação e empreendimento.              Ex prefeito Sandoval Cadengue

ITAQUITINGA - Cidade importante da Mata Norte de Pernambuco, Itaquitinga, fica a 82 km do Recife e 263 km de distância de Garanhuns. O município ficou mais conhecida no Agreste ao ser governada por dois mandatos pelo garanhuense Dr. Geovani(PSB), ex-aluno do Colégio Diocesano e líder estudantil na juventude em nossa cidade. Hoje administrada pelo prefeito Patrick Moraes, que até os dias atuais não acertou o passo, pois era vice da chapa que elegeu seu irmão Pablo Moraes, falecido poucos meses após após a posse em 2021, vitimado por um acidente automobilístico. Itaquitinga vive dias de caos e desgoverno e o prefeito não tomou as rédeas da administração que vive hoje um vácuo político fora do comum. Comentam na cidade que quem governa são os primos e uma cunhada que é secretaria de saúde, por sinal um desastre à frente da pasta. Recentemente, a oposição, da qual faz parte o ex-prefeito Geovani, abocanhou a presidência da câmara de vereadores, cuja eleição fora antecipada para o biênio 2023/2024. O que se comenta na cidade e que a eleição será plebiscitaria entre os grupos políticos de Dr. Geovani(PSB) e Patrick, este último apoia Andre de Paula(PSD) e Joaquim Lira(PSD), e a oposição Ricardo Teobaldo (Podemos) e Gustavo Gouveia(DEM).
            Ex Prefeito Geovani x Prefeito Patrick


JORNALISTA FORA DA GLOBO -A jornalista e apresentadora Meiry Lanunce resolveu falar sobre a saída da Rede Globo Nordeste após 21 anos. Para conferir, basta clicar neste link. Na justificativa para o pedido de demissão, Meiry Lanunce falou sobre dar mais atenção à família e investir em outros projetos de comunicação, citando consultorias, cerimônias e parcerias.



PRAZO - O Governador Paulo Câmara reafirmou hoje a veículos de imprensa que não vai retardar o anúncio da chapa do PSB que disputará a sua sucessão nas eleições deste ano. Garantiu que o prazo que havia divulgado anteriormente, de que até o final deste mês anunciaria o ungido da Frente Popular, está mantido. A coluna apurou que a questão da escolha de uma vaga para o Senado vem dando dor de cabeça devido ao número natural de pretendentes, embora o que possui mais capilaridade seria o deputado federal Eduardo da Fonte, porém numa
Equação diferente, surgiu a possibilidade de eliminar todos e não colocar nenhum, dessa forma ninguém ficaria chateado. O escolhido seria Raul Henry do MDB, o que resolveria vários problemas trazendo também o tempo de televisão e garantindo a unidade da frente. A coluna apurou ainda que ao PC do B caberia a indicação do vice , em que o PT abriria mão em prol da permanência de Luciana Santos(PC do B) na chapa que seria fechada por Geraldo Júlio ou José Neto, atual secretário estadual. Porém como já afirmamos aqui, tudo leva a crer que será Geraldo Júlio , ex-prefeito do Recife e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Credenciais não faltam  para a confirmação, apertem os cintos, haverá muita turbulência a vista!               Governador Paulo Camara


FRASE DO DIA - “Expresso minha solidariedade às pessoas atingidas pelas fortes chuvas e inundações em várias regiões do Brasil. Rezo em especial pelas vítimas e seus familiares e por quem perdeu a casa. Que Deus ampare o esforço de quem está levando ajuda”. (Papa Francisco)




A todos uma ótima terça-feira!!!

Blog do Edney
879991469000 FoneZap

Nenhum comentário: