quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Na Lupa 🔍, Quarta, 23/02/22, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY

NA LUPA 🔎


PREFEITO BARTOLOMEU QUIDUTE FEZ UM GOVERNO POPULAR MARCANTE (1ª PARTE)

História
Nesses três dias, hoje(23/02), amanhã(24/02) e sexta-feira(25/02) a pedido dos inúmeros leitores do Blog que interagiram após a matéria de ontem sobre as Voçorocas de Garanhuns que foram contidas na gestão do médico Dr. Bartolomeu Quidute e que teve recorde de acessos vamos mostrar aqui na coluna um pouco do que foi uma das gestões mais populares da história de Garanhuns. O objetivo é a preservação dos fatos históricos e levar para as novas gerações uma história que transformou a nossa cidade. Serão três partes em três dias, para melhor facilitar o entendimento desse magnífico trabalho aprovado pela maioria esmagadora da população na época. Vamos aos fatos:

CONHEÇA UM POUCO DO PERFIL DE BARTOLOMEU MAGNO SOUTO QUIDUTE


MÉDICO- Bartolomeu Magno Souto Quidute nasceu na cidade de Flores sertão do Pajeú, no Estado de Pernambuco em 02 de Setembro de 1950. Filho de Américo Quidute de Souza Ferraz marchante e agricultor e de Iracema Souto Quidute exímia dona de casa. É o 4º filho de uma família de 11 irmãos. Casado com Aparecida Roseane Queiroz Quidute tem 4 filhos e 8 netos. Família de formação religiosa católica. Foi orientado por seu avô Albérico Souto de Araújo que era Promotor de Justiça de Flores para que seguisse a carreira médica.
Formação Educacional:
Cursou educação infantil e o ensino fundamental nas escolas públicas Grupo Escolar Aires Gama e o Ginásio Onze de Setembro na Cidade de Flores. Em 1965 foi para o Recife onde cursou o ensino médio no Colégio Marista. Em 1969 fez o vestibular tendo sido aprovado pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco – UPE. Iniciou o curso médico em 1970 tendo se submetido e aprovado no 5º ano médico nas provas de Urgências Médicas, Obstetrícia e Ginecologia para ter o direito oficial de estagiar nestas áreas. O curso foi concluído em 1975.
Em 1976 fez Concurso público pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco para Ginecologia e Obstetrícia tendo conseguido aprovação. Após a conclusão do curso médico participou de vários congressos e jornadas mundiais, sul americanas e brasileiras. Em 1989 se submeteu a prova de Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia da Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia tendo sido aprovado. Em 2009-2010 fez estágio no CESMAC-AL em Citologia do Trato Genital Inferior e em 2010 foi aprovado na prova de Titulo de Qualificação em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.


FORMAÇAO POLÍTICA- Vindo de raízes humildes, presenciou de perto o sofrimento de muitas famílias onde muitos dos seus filhos eram seus melhores amigos. E desde esta época sempre foi uma pessoa preocupada com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Lia muito sobre a realidade política e econômica brasileira e não admitia certos posicionamentos tomados por políticos que estavam no poder. Durante o período da ditadura como jovem não pode exercer a plenitude da sua cidadania pois o direito à liberdade lhe foi cerceado. A partir desde momento começou a ler sobre lideranças que tinha sua admiração, como: Jesus Cristo, Mohandas Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Paulo Freire e tinha identidade ideológica com as lutas e ações de Miguel Arraes, Leonel Brizola, Lula e da nossa Cristina Tavares. Lideranças estas que fazia o jovem acreditar que ainda podia sonhar com transformações sociais que levassem o povo brasileiro a ter uma vida igualitária e mais justa.

Quiz Deus que em 1976 após os concursos públicos, ele viesse iniciar sua carreira de médico em Garanhuns. Saiu de Flores para a cidade das flores. Apesar de suas idéias progressistas não era filiado a nenhum partido. Seu voto sempre foi aberto, pois os seus candidatos estavam nos adesivos colados no vidro do seu carro. Nunca mudou suas idéias e sempre teve lado .

Rosa e Bartolomeu Quidute / Almir Penaforte

MILITANDO- Em 1989 seguindo a orientação política da Deputada Cristina Tavares filiou-se ao PSDB.
Em 1992, por força de lideranças jovens de Garanhuns foi intimado a assumir uma candidatura a Prefeito de Garanhuns que apesar de não ter nenhuma estrutura financeira, tinha um sentimento de mudança muito forte. Foi Candidato pelo PTB.
Neste mesmo ano foi eleito Prefeito de Garanhuns com 42 anos de idade tendo o apoio da grande maioria dos garanhuenses em uma festa democrática nunca vista em Garanhuns. O Povo queria mudança e mudou. Durante a campanha só fez uma promessa “diminuir a distância entre o político e o povo”. Quando entrevistado qual o marketing que tinha utilizado para vencer a eleição, ele respondia: copiei o maior político do mundo que foi Jesus Cristo. Caminhando casa a casa conhecendo o povo e seus sofrimentos. Mudou assim a maneira de fazer campanha política, pois achava que os comícios só serviam para troca de agressões. Este modelo de fazer política é hoje usado por todos políticos de Garanhuns. Por sua sinceridade em suas palavras, e ser um homem de posição era muitas vezes taxado de um político sem jogo de cintura. Nunca cedeu dos seus posicionamentos quando estava certo mas era humilde a pedir perdão quando cometia erros.
Mesmo sendo conhecedor das dificuldades que passavam os municípios, sempre foi um idealista otimista que acreditava na realização de grandes obras. Para ele a fórmula estava na VONTADE POLÍTICA, CRIATIVIDADE E PARCERIA.
 

GESTÃO DIFERENCIADA- Pela 1ª vez na história administrativa de Garanhuns reuniu em pró do desenvolvimento do nosso município todos os empresários e comerciantes, buscando com isso modernizar a forma de governar – Governo e iniciativa privada. Foi um grande sucesso. Muitas das realizações citadas abaixo tiveram a participação de vários parceiros. Não foi um prefeito fachadista pois o Município de Garanhuns precisava muito de um tratamento da sua organização para poder caminhar. Socialista democrático convicto, não admitia os desníveis sociais que estava assistindo. Com suas ações sociais e culturais trouxe de volta a auto-estima do povo de Garanhuns. Saiu do Governo com o alto índice de aprovação de 92% pesquisa realizada pelo IBOPE. Por esta aprovação conseguiu eleger seu sucessor. Governou o município de 1993 a 1996.

Na área de administração, Planejamento e Finanças fez inovações modernas pra a época


ADMINISTRANDO- Fez a organização da máquina administrativa fez a Reforma administrativa criando a Procuradoria Municipal, a Secretaria de Ação Social e a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
Realizou o Cadastramento dos Servidores Municipais.
Tombamento Patrimonial de Móveis e imóveis.
Realizou o primeiro concurso público da história política administrativa de Garanhuns em todos os níveis, até esta data.
Foi o único Prefeito a implantar o Plano de Cargos e Carreiras para os servidores municipais em abril de 1993, valorizando e melhorando seus salários. Como exemplo, no seu governo, um agente administrativo recebia em torno de 3 salários mínimos, ao final do governo seguinte já estava defasado em 1,5 salários-mínimo, situação que perdura até hoje. Com esta medida deixou de pavimentar uma rua a cada 2 meses. Sempre achou que o maior investimento era melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Revisou os rendimentos dos aposentados, equiparando-os aos salários dos servidores ativos.
Fez a reforma tributária com a criação do novo Código Tributário. Dando ao município maior poder de polícia. A Prefeitura de Garanhuns chegou a pagar um salário mínimo maior que a União e pagou várias vezes maior que o Estado.
Institucionalmente governou respeitando os poderes Judiciário e Legislativo sendo até esta data o primeiro Prefeito a governar os 4 anos com minoria parlamentar.
Valorização dos servidores municipais nomeando-os em cargos comissionados.
Criação do Estatuto do Servidor Público Municipal.
Participou como congressista do 1º Congresso Internacional de Administradores Municipais em São Paulo.

Nas áreas de Educação, Cultura e Esportes Bartolomeu inovou todos os quesitos


Promoveu a Construção do CAIC em parceria com o Governo Federal e criou a
Municipalização da Merenda Escolar. 
Fez a Elaboração do Plano Decenal de Educação.
Capacitação regular de todos os professores da rede municipal de ensino.
Promoveu o Transporte para os garanhuenses universitários que estudavam em Caruaru.
Disponibilizou o Transporte escolar noturno para os estudantes da zona rural que faziam o curso médio.
Considerou de utilidade pública o Diretório Acadêmico da Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns. Fez a
Realização do 1º Concurso Público para professores e funcionários da AESGA.
Através da Lei Municipal 2.692 estabelece a Organização da AESGA.


HINO DE GARANHUNS -Criação do Hino de Garanhuns composto por João Marques membro da Academia de Letras de Garanhuns.
Apoio a Academia de Letras de Garanhuns.
Projeto Integração Cultural: Com a participação Academia de Letras de Garanhuns, SESC, Colégios e Igrejas.


FESTIVAL DE INVERNO- Foi na gestão do médico Bartolomeu Quidute que o Festival de Inverno de Garanhuns criou asas e turbinou seu formato e a sua estrutura, tanto física como artística e cultural. Na sua gestão o Festival de Inverno de Garanhuns subiu de patamar de forma surpreendente e profissional. Atingiu, podemos dizer a excelência de qualidade para um evento que tornou-se nacional e de ampla dimensão. A valorização de todas as formas de arte e cultura com espaços próprios da maior relevância e trazendo a Garanhuns a nata pura dos artistas não só cantores consagrados no Brasil e no mundo, mas também todos os tipos de artistas que vocês podem imaginar pisaram nos palcos e na cena cultural garanhuense. Bartolomeu foi um gigante e nossa cultura e o que o FIG se tornou daí pra frente, deve muito a sua gestão e a sua equipe de alto gabarito que de forma ousada transformou Garanhuns a partir do seu Festival. Ivo Amaral, também ex-prefeito e ex deputado criou o Festival, mas foi na gestão Quidute que o evento se profissionalizou e passou a gerar renda e emprego e ajudou a fomentar o turismo de Garanhuns, pois tínhamos a vocação, mas faltava o elemento certo, que veio na gestão de Bartolomeu. Há mais de 20 anos atrás Garanhuns se lançou para o futuro graça a visão empreendedora e audaciosa de um jovem médico prefeito eleito para quebrar tabus e alinhar a cidade para outro caminho, tendo o horizonte e a visão de desenvolvimento econômico e social.

O BEIJA FLOR- Criou como marca festiva de Garanhuns e do seu Festival de Inverno o Beija – Flor ou Colibri. Esta marca na época tinha várias funções: Cultural ( naquele momento Garanhuns passava por momentos de grande violência e precisava de uma imagem positiva que lembrasse ecologia, alegria, arte e educação), Econômica (geração de renda servindo de fundamentação para criação de peças artesanais do nossos artesãos) e Divulgação do FIG.

Tombou em 19-07-1996 o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti Patrimônio Histórico com a participação da Fundarpe.


CULTURA COM FORÇA- No setor Cultural sempre incentivou os movimentos literários com publicações de livros, movimentos de arte cênicas, realizando MOSTRA’T (Mostras de Artes Cênicas de Garanhuns que fazia a seleção para participação do FIG), realizou o Fest’ Music ( servia para selecionar Conjuntos e Cantores para participarem do FIG), sediou o FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO AMADOR, realizou o FEST’ SKETCH ( Festival de esquetes de Garanhuns. Os troféus foram confeccionados pelos próprios artistas) e projetos levando o teatro e música para as escolas e comunidades como Arte nas escolas (Contratação de 06 monitores para aplicarem aulas de teatro, dança e capoeira) e Arte nas comunidades ( apresentação de peças teatrais, danças e participação da Banda Manoel) .
Reformou o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Caminhada Poética pelas ruas de Garanhuns com a participação de poetas, músicos e cantores.


Projeto DESPERTA GARANHUNS, A ARTE VIVE! Criado para incrementar o teatro de Garanhuns. Todos os finais de semana, um grupo teatral de Garanhuns fazia uma apresentação.
Realização do FESTIVAL ESTADUAL DE POETAS E REPENTISTAS.
Cadastramento dos artistas de Garanhuns.
Abertura do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti para presentação dos artistas de Garanhuns.
Manutenção e ampliação da Banda Manoel Rabelo.
Criação da Feira da Cultura, animada com apresentação quinzenal dos artistas de Garanhuns.
Intercâmbio Cultural com a Prefeitura de Olinda e com o Consulado Francês (tivemos em Garanhuns a apresentação de um violinista polonês naturalizado Francês no Centro Cultural). Garanhuns foi sede de vários encontros culturais neste período


AVISO AOS LEITORES- amanhã teremos a segunda parte sobre a gestão do médico Bartolomeu Quidute que você acompanha aqui no nosso blog. Até lá!


ARMANDO MONTEIRO É DIFÍCIL DE SER BATIDO PARA O SENADO


CAINDO NO COLO - A novela da escolha do candidato a senador da Frente Popular de Pernambuco no jogo de faz de conta de mentirinha do PT Pernambucano que joga pra a plateia pra vender o que não possui e entregar o que não tem. E até tem, mas não quer. Se quisessem Marília Arraes teria um voo de brigadeiro rumo ao Senado Federal. A verdade seja dita, a deputada federal Marília Arraes é maior que o PT Pernambucano e todo mundo sabe disso seja direita, esquerda , centro, de lado, de cima, de onde for. Pois bem, eis que Raquel Lyra já enxergou o horizonte e carrega no seu partido um nome verdadeiro é quase imbatível para disputar o Senado Federal: Armando Monteiro, que já foi deputado federal e senador tem tudo na mão pra voltar ao Salão Azul do Congresso Nacional. Se Armando tiver a mesma disposição e coragem que teve duas vezes ao enfrentar o atual governador Paulo Câmara, pode ir atrás do alfaiate, encomendar o terno da posse. Armando é imbatível comparado com o neófito deputado federal Carlos Veras(PT), não que a coluna tenha algo contra Veras, de forma alguma, trata-se de um excelente parlamentar em primeiro mandato e que representa na Câmara Federal o setor da Agricultura Familiar. A questão é que sobra força de mais e recall para Armando Monteiro, um nome verdadeiramente na cabeça do eleitor. Veja um pouco do cacife de Monteiro:


Armando de Queiroz Monteiro Neto, nasceu em Recife em 24 de Fevereiro de 1962, é administrador, industrial, advogado e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior durante o governo Dilma Rousseff(PT).

Iniciou sua vida política filiando-se em 1990 ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), permanecendo até 1997, quando se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 2003 filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), saindo em 2020. Elegeu-se deputado federal por Pernambuco por três mandatos consecutivos: 1999-2003 ainda pelo PMDB, 2003-2007 e 2007-2011 pelo PTB. No pleito de 2010 foi eleito Senador por Pernambuco, cujo mandato foi até 31 de janeiro de 2018 Seu suplente foi Douglas Cintra de Caruaru que agora será candidato a deputado federal também pelo partido PSDB
Concorreu sem êxito ao cargo de governador de Pernambuco nas eleições em Pernambuco em 2014 e 2018 porém acumulou milhares de votos e possui em recall (lembrança muito forte) na cabeça do povo.

VIDEO - DELEGADO ROSSINE PARABENIZOU PARANATAMA PELO SEU ANIVERSÁRIO
DIA FESTIVO - O dia de ontem foi festivo para o Município vizinho de Paranatama, pela chegada dos seus 58 anos, entre tantas homenagens aos seus munícipes, nossa redação recebeu o vídeo parabenizando o Município do Pré Candidato a Deputado Estadual e Delegado Dr. Rossine, que tem parcerias e muitos amigos naquela localidade.






MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE ARQUIVAMENTO DE DENÚNCIA CONTRA IZAÍAS RÉGIS


ARQUIVADA- Uma denúncia que alegava supostas irregularidades em diversas doações de bens imóveis pertencentes ao município de Garanhuns à empresas privadas, teve seu pedido de arquivamento determinado pelo Ministério Público de Pernambuco, através de despacho do Promotor de Justiça, Dr. Domingos Sávio Pereira Agra, da 2a Promotoria De Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns.
A denúncia feita de forma infundada não encontrou prosseguimento por uma série de razões, inclusive a própria prefeitura de Garanhuns, foi oficiada pra apresentar provas e documentos que mostrassem a alegação dos fatos, tendo a própria secretaria municipal de desenvolvimento econômico afirmado que faria um levantamento de todas as doações e enviaria relatório detalhado ao Ministério Público de Pernambuco, o que na prática nunca foi apresentado ao órgão de fiscalização e controle. Portanto não consta nenhum documento probatório das alegações feitas na denúncia. Desta forma, a ação contra Izaías Régis foi arquivada.

“Recebemos com serenidade a notificação de arquivamento dessa denúncia, que na prática tinha um cunho eleitoreiro, apenas com o objetivo de macular a nossa imagem perante as pessoas. O Ministério Público entendeu que tratava-se de uma coisa vazia, sem nenhum prova e pediu o arquivamento. Muitas outras, feitas com o mesmo objetivo também serão desmascaradas e temos Fé e certeza absoluta que terão o mesmo destino, pois sempre tratamos a coisa pública com seriedade e compromisso.” Comentou o ex-prefeito Ízaias Régis.



GERALDO JÚLIO SERÁ DEPUTADO FEDERAL 

FEDERAL - Após cumprir o que vinha falando desde o início de 2021, quando anunciou que não queria e que não seria governador de Pernambuco, agora Geraldo Júlio botou as as cartas na mesa e comunicou ao partido e a toda a cúpula socialista que deseja ser candidato a deputado federal. Espera contar com parte significativa dos votos deixados por Danilo Cabral e possui amplas chances de figurar bem entre os mais votados do Recife, cidade que governou por oito anos. No PSB não há dúvidas de que Geraldo Júlio, que atualmente é secretário de desenvolvimento econômico do estado, é um nome praticante eleito pelo trabalho e serviços prestados à Capital de Pernambuco. Inquérito a coluna observa é que o PSB vai fechando uma chapa que terá uma renovação muito alta na bancada atual uma vez que nomes como Clodoaldo Magalhães, Eriberto Medeiros, Lucas Ramos, Pedro Campos, Guilherme Uchôa Júnior e o próprio Geraldo Júlio já figuram entre os favoritos para a Câmara Federal. Ocorre que o PSB sabe que precisa renovar os mandatos de Tadeu Alencar, Milton Coelho, Gonzaga Patriota e Felipe Carreiras. Essa conta leva para 10 deputados federais. E ainda tem os que migrarão pra o PSB, pois não possuem chapas proporcional nas suas legendas: wolney, Augusto Coutinho e Andre de Paula, este último ainda pode se salvar sendo o senador da Frente Popular. É isso aí.


MARÍLIA PEDE TRANSPARÊNCIA SOBRE O ENEM 2020 AO GOVERNO FEDERAL
Na última sexta-feira (18), o Inep divulgou dados parciais sobre a prova do Enem, dificultando uma análise mais ampla sobre os desafios a serem encarados pela educação brasileira_
REQUERIMENTO A deputada federal Marília Arraes (PT) apresentou um requerimento de informação ao Ministério da Educação cobrando informações sobre a omissão dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e do Censo Escolar da Educação Básica de 2021, divulgados pelo Inep na última sexta-feira (18). O requerimento da deputada foi protocolado na manhã de hoje (22) na Câmara dos Deputados.
No documento, a parlamentar destaca que "informações essenciais para o devido e essencial monitoramento, por parte da sociedade, da real situação da educação brasileira", foram omitidas pelo Inep. Para Marília, é essencial para a democracia e para a evolução das políticas públicas na Educação, que os brasileiros tenham as informações necessárias para avaliar o que o governo tem feito para o desenvolvimento do setor.

"Fizemos três questionamentos básicos no requerimento protocolado hoje: quais foram os dados omitidos, quais os fundamentos dessa decisão e os impactos no efetivo monitoramento dos índices educacionais por parte da população brasileiros", afirma a parlamentar.

A deputada também cobrou mais transparência sobre a prova do Enem. "Queremos que sejam informados todos os dados disponíveis nos bancos de dados do Inep sobre os resultados do Enem de 2020 e ao Censo Escolar da Educação Básica de 2021", sentenciou.

OMISSÃO -Com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de acordo com denúncia feita pelo jornal Folha de São Paulo, o INEP deixou de divulgar parte dos chamados microdados, que permitem analisar os resultados com recortes por raça, por renda, ou até mesmo por escola, por exemplo. Técnicos que acompanham o assunto falam em apagão. Além disso, as informações referentes aos anos anteriores foram retiradas do ar para serem "adequadas ao novo formato", e não há previsão de retorno. Em seu portal na internet, o instituto alega ter omitido os dados como forma de suprimir qualquer possibilidade de identificação das pessoas.



BRUNO DOS SANTOS É O PREFERIDO DE JHONY ALBINO PARA A SUA SUCESSÃO


ESCOLHIDO - A coluna ouviu vários vereadores da Casa Raimundo de Moraes e ambos foram unânimes em afirmar que o nome que está na berlinda e na manga do atual presidente Jhony Albino(PSB) para a sua sucessão na Câmara de Vereadores de Garanhuns é mesmo o do parlamentar Bruno dos Santos(União Brasil). Essa eleição da Mesa Diretora do legislativo municipal promete fortes emoções e não foi por acaso que resolveram deixar para depois das eleições gerais deste ano. Sendo realizada de forma antecipada, como milhares de Municípios do Brasil que já fizeram, causaria uma extrema dor de cabeça para o prefeito Sivaldo Albino. O atual presidente promete respeitar o regimento interno que proíbe reeleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Garanhuns. A problemática aí passar pelo ego pois muitos dos que fazem parte da base municipal desejam comandar o orçamento vultuoso da Casa Legislativa. Conheça Bruno dos Santos que também é primo do atual presidente Jhony Albino e do prefeito Sivaldo Albino(PSB)


QUEM É - Bruno Rafael Ferreira Santos (Bruno Santos) é Natural de Garanhuns, Bruno dos Santos é Auxiliar Publicitário e atuou como Motorista em diversos órgãos da Prefeitura de Garanhuns. Amante da política partidária, sempre se identificou com o segmento, sobretudo pela defesa da igualdade e do respeito acima de qualquer orientação política, principalmente nas causas relacionadas à segurança e a proteção animal. Bruno foi eleito Vereador de Garanhuns nas Eleições Municipais de 2020, pelo então PSL( hoje transformado em União Brasil pela fusão PSL/DEM), tendo conquistado 496 votos. Atualmente ele preside a Comissão Temática de Defesa Social a atua como membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação de Leis.


FRASE DO DIA - “Realizar eleições significa encontrar um meio não violento de solver as controvérsias. Fomentar excessos de dúvidas e crises artificiais sobre o processo eleitoral significa, a rigor, ir na contramão daquilo que assegura a democracia” (Edson Fachin, novo presidente do TSE, em mais uma direta contra Jair Bolsonaro, chefe de Estado que é uma máquina de produção de fake news contra as urnas eletrônicas. Na mesma entrevista concedida ao excelente repórter Márcio Falcão, Fachin ainda afirmou que não há dúvida de que Bolsonaro vazou dados sigilosos da Justiça Eleitoral)
ÓTIMA QUARTA!!!
Blog do Edney
87991469000 FoneZap
edneysouto.es@gmail.com
Instagram Siga @edneype
Facebook:
https://www.facebook.com/blogdoedney
Twitter @soutoedney
* A reprodução parcial ou total do conteudo desse blog, está autorizada, desde que citada a fonte.
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhGrVOoCl7OEdv3yZ0xaoN. Copie e cole no seu navegador
👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIARIO NO WHATSAPP - Esse grupo não é para interação e sim para o envio diário do link da coluna do blog. Os que desejarem receber nosso conteúdo todos os dias sejam muito bem vindos.
Equipe Blog do Edney - Coluna Diária Na Lupa

Um comentário:

Unknown disse...

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻