segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entenda como é o câncer na laringe, que atinge ex-presidente Lula

O câncer de laringe, doença que atingiu o ex-presidente Lula, representa 2% de todas as doenças malignas dos brasileiros e 25% dos tumores malignos que acometem esta área, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O principal grupo de risco se encontra em pessoas que consomem bebidas alcoólicas, é fumante e faz uso frequente da voz.
De acordo com o Inca, o primeiro sintoma é a dor de garganta, o que sugere tumor supraglótico. Já rouquidão indica tumor glótico e subglótico. O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de outros sinais e sintomas como a alteração na qualidade da voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar).
O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe. Quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o câncer supraglótico. O tratamento dos cânceres da cabeça e pescoço pode causar problemas nos dentes, fala e deglutição. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a possibilidade de o tratamento evitar deformidades físicas e problemas 

Nenhum comentário: