quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Governo de SP alerta para contágio por coronavírus maior que o do pico


O governo de São Paulo alertou, nesta quinta-feira (10), que a taxa de contágio por coronavírus está maior em dezembro do que quando comparado ao primeiro pico da pandemia, em julho. 

De acordo com  José Medina, coordenador do centro de contingência da Covid-19, a média de novos casos da doença cresceu de 20 para 40 mil casos entre novembro e dezembro no Brasil, e que levou três meses para acontecer o mesmo aumento no primeiro pico da pandemia.

"Do ponto de vista médico, cada um de nós tem observado um número crescente de pessoas com Covid ao seu redor. Então, a chance de contágio é muito maior do que quando teve o primeiro pico [...] Primeiro nós temos que retomar a questão do fique em casa e aquela saudação que nós fazemos normalmente “boas festas”, nós temos que abolir, nós temos que trocar 'boas festas' por 'fique em casa'. Temos que utilizar aquele feliz natal, feliz ano novo como nós utilizávamos no passado, sem muita festa, sem troca de presente e sem aglomeração de pessoas", afirmou Medina.

O coordenador do Centro de contingência da Covid-19 atribuiu o crescimento mais rápido no último mês a um maior número de infectantes. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o aumento da média móvel de mortes, de internações e de casos no Brasil demonstra que "infelizmente nós ainda estamos vivenciando uma pandemia".

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, declarou estar preocupado com a situação da pandemia no estado. "Estamos sim preocupados, quero antecipar que há uma preocupação do governo do estado de São Paulo em relação ao país, mas há obviamente a nossa responsabilidade em São Paulo em relação ao aumento de infecções, de ocupação dos leitos de UTI e também de óbitos", afirmou o Doria

Nenhum comentário: