terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Mais de 1,5 bilhão de máscaras poluíram os oceanos em 2020, alerta entidade



Cerca de 1,5 bilhão de máscaras usadas por pessoas durante a pandemia coronavírus pararam nos oceanos em 2020. Com isso, algo entre 4.680 e 6.240 toneladas dos resíduos estão poluindo os mares.

De acordo com um relatório, as máscaras podem levar até 450 anos para se decompor, transformando-se gradualmente em microplásticos, ao mesmo tempo em que têm um impacto profundamente negativo na vida selvagem e nos ecossistemas marinhos.

O documento, publicado pela entidade ambientalista OceansAsia, usou uma estimativa de produção global de 52 bilhões de máscaras feitas em 2020, sendo que, numa projeção conservadora, 3% delas foram parar no mar.

O consumo de plástico tem aumentado constantemente durante anos e tem registrado um aumento significativo em 2020 devido à pandemia.

"Preocupações com a higiene e a maior dependência de alimentos para viagem levaram ao aumento do uso de plásticos, principalmente embalagens plásticas. Enquanto isso, uma série de medidas destinadas a reduzir o consumo de plástico, como proibições de sacolas plásticas descartáveis, foram adiadas, pausadas ou revertidas", disse Gary Stokes, diretor de Operações da OceansAsia, citado pelo site "Unilad"

Nenhum comentário: