quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Bom dia - O Dia de Hoje na História – 20 de Janeiro

No dia 20 de janeiro de 1983 os fãs do futebol lamentavam a morte do lendário jogador Garrincha. Campeão de duas copas do mundo, ele morreu no Rio de Janeiro, na pobreza, vítima de cirrose hepática. Conhecido por seus dribles, Garrincha é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol. Por conta de suas fintas e de seu jogo bonito de se ver, ele também era chamado de “a alegria do povo”. Nascido no dia 28 de outubro de 1933 (de acordo com o seu biógrafo Rui Castro), na cidade de Pau Grande (RJ), ele foi registrado como Manuel Francisco dos Santos. O apelido de Garrincha foi dado por um dos seus irmãos, inspirado em um pássaro veloz, feio e desajeitado da floresta do Mato Grosso. No que dependesse do seu físico, Garrincha jamais poderia ser um grande jogador de futebol. Ele nasceu com pernas tortas 80 graus para dentro. Sua perna direita era seis centímetros maior do que a esquerda e sua coluna vertebral, torcida. Como se isso não bastasse, seus problemas foram agravados por uma poliomielite na infância. Garrincha chegou a fazer uma cirurgia para curar a anormalidade nas pernas, mas a operação não deu certo e nunca se imaginou que ele poderia ter futuro no esporte. Mas Garrincha foi capaz de usar as suas características físicas distintas e sua jovialidade e habilidade inata para confundir os adversários. Depois de jogar para a equipe da fábrica têxtil em que trabalhava, o talento de Garrincha foi descoberto e ele passou a defender o Botafogo, com o qual venceu o Campeonato Carioca em 1957. No ano seguinte, estava com a seleção brasileira na Copa do Mundo na Suécia e, de lá, voltou com a taça inédita de campeão do mundo. No seu retorno ao Botafogo, ganhou outros dois campeonatos. Em 1962, na Copa do Mundo, no Chile, se sagrou herói brasileiro ao levar o time à conquista do bicampeonato. Após passar por várias equipes em seus últimos anos como jogador, o talento de Garrincha foi se perdendo diante do seu vício no álcool, resultando na sua morte.

Veja mais fatos históricos nesse dia:

1486 – Cristóvão Colombo se apresenta em Córdoba aos Reis Católicos, oferecendo seus serviços científicos e pesquisadores, como a nova rota às Índias.

1783 – Representantes de França, Inglaterra e novos Estados da União firmam em Paris um Tratado de Paz que põe fim à Guerra de Independencia dos Estados Unidos.

1841 – A ilha de Hong Kong é cedida pela China à Grã-Bretanha. Mas o acordo entre os dois países estabelece que Hong Kong voltará ao controle chinês em julho de 1997.

1868 – O Papa Pío IX concede a Rosa de Ouro à Rainha da Espanha, Isabel II.

1890 – O Hino Nacional do Brasil, composto por Francisco Manuel da Silva, é oficializado.

1925 – Através do Tratado de Pekin, o Japão reconhece a URSS e lhe entrega a metade norte da ilha de Sajalín.

1929 – Trotski é expulso da URSS e deportado à Turquia.

1930 – Nasce Edwin Aldrin, astronauta norteamericano.

1936 – Morre Jorge V, rey de Inglaterra.

1942 – Oficiais nazistas se reúnem e decidem implantar a ¿Solução Final para o Problema Judaico¿: o extermínio de todos os judeus da Europa.

1951 – A TV Tupi do Rio de Janeiro é inaugurada.

1952 – As tropas britânicas ocupam a cidade egípcia de Ismália, fora da zona que está reservada no Canal de Suez.

1969 – Richard Nixon assume a a presidência dos Estados Unidos.

1971 – Rubens Paiva, deputado cassado, é preso pela repressão no Rio de Janeiro e desaparece.

1972 – A TV Difusora de Porto Alegre faz a primeira transmissão experimental em cores da televisão brasileira.

1980 – Os Estados Unidos anunciam o boicote às Olimpíadas de Moscou em virtude de conflitos políticos entre os dois países.

1981 – Ronald Reagan jura seu cargo como presidente número 40 de Estados Unidos.

1981 – O Irã liberta 52 norte-americanos mantidos como reféns no país durante 444 dias, minutos após Ronald Reagan assumir a presidência dos Estados Unidos.

1983 – Morre Manuel F. Dos Santos, o “Garrincha”, grande jogador de futebol brasileiro.

1985 – Ronald Reagan toma posse de seu segundo mandato como Presidente dos Estados Unidos.

1986 – Os Estados Unidos comemoram pela primeira vez o feriado em honra a Martin Luther King, Jr., o líder negro de direitos civis que fora assassinado.

1989 – Começa o IX Congreso de Aliança Popular.

1993 – William J. Clinton toma posse como presidente dos Estados Unidos da América.

1993 – Audrey Hepburn, uma das mais premiadas e amadas atrizes cinematográficas, morre na Suíça aos 63 anos de idade.

1996 – Yaser Arafat ganha por grande maioria as eleições a presidente do Conselho Autonomico para Cisjordânia e Gaza, convertendo-se no primeiro líder eleito democraticamente na Palestina.

1997 – O Governo de Zaire declara guerra aos rebeldes tutsis, que controlam militarmente o leste do país apoiados por Ruanda y Burundi. 200 mil refugiados seguem perdidos, sem alimento algum.

2002 – O prefeito de Santo André, Celso Daniel é encontrado morto pela polícia militar de Juquitiba, em São Paulo. Ele havia sido seqüestrado dois dias antes, no momento em que saía de um restaurante de São Paulo, onde havia jantado com um amigo.

Nenhum comentário: