terça-feira, 22 de junho de 2021

Governo de Pernambuco envia 300 mil vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 para os municípios aplicarem a segunda dose

*VACINA 💉 *

O novo lote com 310.250 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz está a caminho das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os 185 municípios pernambucanos poderão retirar seus quantitativos para reabastecer os estoques, informou a Secretaria de Saúde de Pernambuco na manhã desta terça-feira (22). 

Os comboios com as vacinas, que chegaram ao Estado na noite do último domingo (20), saíram, no início da manhã desta terça-feira (22/06), da sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), após checagem e divisão dos insumos. 

Segundo pactuado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde da última segunda-feira (21), essas doses de vacinas deverão ser utilizadas exclusivamente na aplicação das segundas doses de pessoas que iniciaram o esquema com este imunizante. 

"Pactuamos com os municípios em CIB o envio desse lote para uso exclusivo como dose 2, assim como também foi orientado pelo Ministério da Saúde. Por isso, é importante que os municípios façam o controle rigoroso desses estoques, assegurando que os insumos serão usados apenas para as segundas doses, evitando déficit de vacinas nos próximos meses", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Essa remessa deve ser destinada, primeiramente, para completar o esquema vacinal dos grupos de idosos de 60 a 64 anos, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. 

Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em 18 de janeiro, Pernambuco recebeu 4.992.460 doses de vacinas, sendo 2.630.170 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 2.024.160 unidades da CoronaVac/Butantan e 338.130 doses da Pfizer/BioNTech.

Nenhum comentário: