sexta-feira, 18 de junho de 2021

Pernambuco fará mutirão no final de semana para aplicar segundas doses da CoronaVac em atraso

*VACINA 💉 *

Neste final de semana, os municípios pernambucanos estarão mobilizados para vacinar a população que ainda precisa finalizar o esquema vacinal contra a covid-19 com a segunda dose da vacina CoronaVac/Butantan.

O Governo do Estado prevê a chegada, na manhã desta sexta-feira (18), de 65 mil doses do imunizante, que serão enviadas às cidades pernambucanas logo após a conferência e separação pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). Ao todo, 73 municípios que afirmaram precisar do insumo serão contemplados neste recebimento, totalizando 49.250 doses. Ou seja, serão sanados todos os pedidos, segundo o governo estadual. 

O saldo restante será destinado ao estoque do Governo de Pernambuco, para ajustes futuros que ainda possam ser necessários.

A decisão de fazer a mobilização ocorreu após uma reunião, na manhã desta quinta-feira (17), entre o Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE). 

A orientação é que, além de aplicar a segunda dose em atraso da CoronaVac, também haja a convocação das pessoas que ainda não foram procurar a segunda dose da AstraZeneca e também já passaram do período de três meses após a primeira dose. 

"Também gostaria de ressaltar que todas as vacinas inclusas na campanha são seguras e eficazes. As reações, que podem ocorrer, são normais, mas leves e transitórias. Por isso, não acredite em fake news e garanta sua proteção", afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

“Ao todo, Pernambuco já tinha encaminhado, entre maio e junho, 61.670 doses extras para os municípios que informaram falta da segunda dose da CoronaVac/Butantan”, diz o governo por meio de nota.

Nenhum comentário: