sábado, 15 de janeiro de 2022

Na Lupa 🔍, Sábado 15/01/22, Blog do Edney


Coluna Diária Blog do Edney 

Na Lupa 🔎 

GIVALDO CALADO FEZ DE SUA VIDA UMA LUTA POR GARANHUNS

                 
Empresario Givaldo Calado

 GIVALDO CALADO - a história registra que em 1988 o jovem advogado e empresário Givaldo Calado de Freitas juntamente com o então presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Severino Albino, que também era comerciante, estabelecido, entre outros, na Avenida Santo Antônio, área central de Garanhuns, se juntaram pra disputar o Palácio Celso Galvão. Naquele ano também disputaram a prefeitura Ivo Amaral, José Cardoso, Carlos Moraes e José Estêvão dos Santos, o popular Zito do PMDB. Givaldo fez uma campanha diferente, com um marketing político jovem e diferenciado e figurou bem nos primeiros momentos da disputa, porém José Cardoso(PDT) com um guia eleitoral marcante, que teve a participação até do cantor, compositor e radialista Glaucio Costa, empolgou o eleitorado transformando Cardoso no “candidato do povo” como dizia o refrão na voz do cantor. A candidatura de Ivo Amaral até então regular foi turbinada pelos então caciques do PFL no Estado e Givaldo Calado, com um discurso propositivo e diferente do que o eleitor estava acostumado a ver,(naquela época os comícios eram prestigiados pelo povo em massa) seguiu firme até o final quando ficou na terceira colocação com 4.689 votos. José Cardoso teve 9.643 votos, Zito do PMDB teve 2.796 e Carlos Moraes sozinho teve 517 sufrágios. Ivo Amaral foi eleito com 12.060 votos.

GIVALDO CALADO 2 - Calado sempre foi um empreendedor nato, apaixonado por Garanhuns e seus encantos. Nunca saiu de Garanhuns e aqui reside administrando os seus negócios e o Hotel Garanhuns Palace, um dos seus empreendimentos de sucesso. Mas o sonho de servir a Garanhuns sempre esteve no coração de Givaldo Calado que voltou a disputar as eleições de 1992, ficando novamente em terceiro lugar na disputa, atras do médico Bartolomeu Quidute, que na época estava praticamente certo para ser candidato a vice da chapa de José Cardoso, que veio a falecer após uma luta contra a doença que o vitimou. Quidute passou a ser candidato e herdou os votos que em tese seriam de José Cardoso, se elegeu prefeito e em segundo lugar ficou o também médico José Tinoco, candidato apoiado por Ivo Amaral, que era o prefeito na época. Depois dessas disputas Givaldo se elegeu vereador e fez um trabalho inovador na Casa Raimundo de Moraes, no mesmo palco onde seu irmão, Geraldo Calado, falecido líder estudantil e construtor da Casa do Estudante, que fica ao lado do Parque Euclides Dourado, também esteve exercendo o honroso cargo parlamentar. Givaldo foi Secretário de Cultura de Garanhuns e atualmente ocupa a Secretaria de Turismo da gestão atual. A história de Givaldo é muito ampla e não caberia jamais numa coluna desta, pois sua vida é um ato de amor a servir a sua terra querida. Nossa homenagem a Givaldo Calado por tantas lutas empreendidas sempre pelo bem da nossa gente e da nossa cidade.


RESERVA DE LUXO- bastante querido em Garanhuns e no Agreste inteiro, estendendo seu raio de atuação para todo o Estado, o Professor Pedro Falcão sempre teve muito prestígio junto ao falecido Governador Eduardo Campos , tendo também conquistado a amizade naturalmente do Governador Paulo Câmara. O nome
de Falcão sempre esteve no radar do PSB estadual , até mesmo para disputar a prefeitura de Garanhuns em 2020, fato que acabou não acontecendo, uma vez que Sivaldo Albino conseguiu viabilizar seu nome na disputa, sendo eleito. Mas , o PSB sempre teve em Pedro Falcão uma reserva de luxo pra uma eventual necessidade de qualidade nos embates eleitorais. A coluna soube que a relação entre Sivaldo e Pedro não é das melhores, pois o mesmo teria atropelado o caminho ao lançar seu filho para deputado de forma pessoal. Pedro Falcão é unanimidade no quesito respeito, profissionalismo, familia e excelente ser humano. Dotado de uma inteligência fora do comum. Chegou ao cargo máximo da Universidade de Pernambuco(UPE) pelos próprios méritos e qualidades, sendo reeleito e possui uma gama incontável de serviços prestados a Garanhuns e a Pernambuco. Tem muito lastro pra o futuro. É uma reserva de qualidade pra a política de Garanhuns.
                   Professor Pedro Falcao



DR. ROMÃO - após tomar gosto pela política em 2016 quando disputou a prefeitura da vizinha cidade de Correntes, em 2020 o Médico Dr. Romão, foi convencido a se unir a Júnior Lúcio e formar chapa com o mesmo na qualidade de vice. Muito a contra  gosto, aceitou e o que parecia imbatível, transformou-se em mais um insucesso eleitoral do Partido Liberal, o 22, o que viria a ser o terceiro seguido. Ocorre que Dr Romão acredita que se ele tivesse figurado na cabeça da chapa , a vitória teria sido certa. Pessoas ligadas à Romão acreditam que a ausência, que seria constante, do ex-prefeito Júnior Lúcio na cidade, teria sido fator preponderante para o resultado. Ao contrário de Dr. Romão que vive o tempo todo na cidade desenvolvendo sua profissão e procurando ver de perto as demandas da população. Vários correntinos entraram em contato com o Blog após a nota de ontem e foram categóricos ao afirmar que Dr.Romão vai seguir carreira solo. Vai apoiar seus próprios deputados, já possui um partido pra chamar de seu e organiza o seu próprio grupo político para estrear de forma o independente nas eleições deste ano e se cacifar pra disputar em faixa própria , a Prefeitura de Correntes em 2024. Como podemos ver as informações da coluna estão bastante comentadas no Agreste e no estado.
                        Medico Dr. Romão




UNIÃO BRASIL - Decidido a apresentar uma opção diferenciada ao eleitor garanhuense, o Vereador Gersinho Filho deverá confirmar sua pré-candidatura a Deputado Federal pelo partido oriundo da fusão DEM-PSL, o chamado União Brasil 44. 
Gersinho tem muitas qualificações, entre elas o jovem Advogado, exerceu o cargo de Secretário de Agricultura de Garanhuns, gestão Ízaias Regis. (Sec de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente)
Onde por 15 meses de Janeiro 2019 a março de 2020 realizou o 
maior programa de aração de terras da história de Garanhuns, ajudando a aumentar a produção e disponibilização no mercado produtor de
feijão e milho, além de outras culturas importantes. Também desenvolveu o programa de abastecimento as cisternas comunitárias de toda a zona rural, sendo bastante aplaudido.
Fez ainda a revitalização das estradas da zona rural 
E ainda fomentou a realização da olimpíada municipal de meio ambiente. Diversas ações inovadoras marcaram a passagem de Gersinho Filho pelo executivo, na condução da área de Agricultura. Há destaque também para a desburocratização do processo de licenciamento municipal, que antes demorava e até fazia muita gente desistir de legalizar seus ativos.
Destaque ainda para o Progama de fomento à Agricultura Familiar, onde centenas de famílias foram beneficiadas com uma bolsa de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais ) que muito ajudou aos pequenos produtores rurais de nossa cidade. Gersinho Filho está antenado com a política local e vai ofertar seu nome trazendo mais uma importante opção ao eleitorado garanhuense. Além de ser o vereador mais votado da atual câmara municipal, vive nas bases e respira política 24 horas. Bom para Garanhuns que agora passa a ter mais essa opção de voto de uma pessoa que vive em Garanhuns e aqui trabalha pelo nosso desenvolvimento.
                    Vereador Gersinho Filho


AINDA CORRENTES - um leitor do Blog que interagiu conosco ontem via WhatsApp expressou a seguinte opinião : “ Custa-me entender é essa suposta e mentirosa pesquisa que teria atribuído baixos números  de aprovação a gestão Hugo/Edmilson, onde a cidade é um canteiro de obras, homens trabalhando na manutenção da recuperação dos calçamentos,escolas sendo recuperadas, pavimentação das estradas para o melhor acesso do agricultor no escoamento de seus respectivos produtos ex. Leite, batata doce,plantadores de verduras e etc. Difícil entender esta pesquisa pelo menos na minha ótica de quem reside em correntes e vive o dia a dia estamos colhendo hoje tudo que Edmilson plantou em dois mandatos. “ 
A coisa em Correntes é radicalizada e a política ferve 365 por ano. É isso!
.                Ex Prefeito Edmilson da Bahia





LAGOA DO OURO - ligado politicamente ao deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP) o atual prefeito de Lagoa do Ouro, Edson Quebra Santo, quebrou uma hegemonia de mais de 30 anos no município, se elegendo com 54,76 % dos votos . A cidade que foi governada pelo ex-prefeito Marquidoves Vieira Marques que praticamente construiu tudo o que há em nível de desenvolvimento no referido município. Em 2020 como candidato de oposição Edson Quebra Santo, conseguiu se eleger e vem desenvolvendo uma boa administração na cidade. Faz um trabalho tranquilo e está sempre presente na prefeitura e nas ruas. Na verdade existe em Lagoa do Ouro um momento de total estabilidade política, com uma aparente pacificação. A gestão tem trabalhado muito nas mais variadas áreas de abastecimento, coleta de lixo e obras que também aparecem em vários lugares. A oposição esta representada pelo jovem Wanderley que disputou o pleito pelo lado governista e obteve 3.648 votos ficando com 45,24% dos votos. Uma marca considerável e um capital importante para o futuro. Informação que chegou a coluna aponta que a oposição  deve apoiar nas eleições deste ano o Deputado Federal Ricardo Teobaldo (Podemos) e pra estadual, João Paulo Costa (Avante). Lagoa do Ouro é uma importante cidade do Agreste.
                   Quebra Santo / Wanderley



REAÇÃO - na iminência de fazer tremular a bandeira que é o carro chefe do seu mandato de deputado federal, Fernando Rodolfo(PL) foi bastante criticado por vários prefeitos que viram na fala do parlamentar uma “ameaça prévia” aos gestores municipais. Rodolfo gravou um vídeo defendendo o rateio e o pagamento dos precatórios do antigo Fundef, afirmando que processará os prefeitos que não efetuarem os repasses aos professores nos municípios. A polêmica infinitiva que corre há mais de uma década entre um cabo de guerra sobre o que seria o destino desses recursos que envolve milhões e devem ser destinados às prefeituras municipais a título de compensação pelo não envio de valores do fundo na década anterior. A verdade é que a coisa foi muito mais pela maneira de colocar e não pelo seu conteúdo. “Reconheço que o deputado Fernando Rodolfo faz um grande mandato , defende os professores como ninguém nunca defendeu em Brasília. “Estou na política há mais de trinta anos e até hoje não vi deputado brigar por professor feito esse deputado. Ele tem os méritos dele. Agora que foi deselegante conosco não posso negar. “ afirmou um prefeito em reserva em conversa com a coluna. 
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, Fundef, vinculou ao ensino de 1º a 9º anos uma parte dos recursos garantidos pela Constituição à educação. O parecer do deputado Fernando Rodolfo, do PL de Pernambuco, a uma proposta de fiscalização e controle de 2018, determina o rateio dos precatórios do Fundef aos professores. O parecer foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e depois no Plenário do Congresso Nacional. A decisão determina, ainda, que o TCU (Tribunal de Contas da União) fiscalize a execução do parecer, punindo os prefeitos que não destinarem ao magistério 60% do que foi depositado no Fundef relativo a precatórios. Os precatórios são valores devidos após uma condenação judicial definitiva, em última instância.
          
           Deputado Federal Fernando Rodolfo





DAMÁSIO - o vereador Damásio, logo cedo na manhã de ontem, correu e tratou de desmentir a nota publicada na coluna dando conta de uma possível candidatura sua a Câmara Federal nas eleições deste ano. Damásio deixou patente que está satisfeitíssimo no grupo do atual prefeito, Sivaldo Albino e acrescentou ainda que apoiará Cayo Albino e Felipe Carreiras numa total sintonia fina com a gestão atual. Como se observa a política é dinâmica e as opiniões podem mudar de um dia para o outro. Damásio é um quadro excelente na câmara municipal e merece estar na Casa Raimundo de Moraes uma vez que sempre acumulou grandes votações, sendo outras vezes atrapalhado pela legenda partidária. Ao disputar as últimas eleições pelo PSB corrigiu a rota , garantiu o mandato e agora está perfeitamente ambientado ao legislativo e ao fato de ser da base do governo municipal.
        Vereador Damasio descarta candidatura

FRASE DO DIA - “[Um estado] governo do Partido Comunista do Brasil. Já repararam que os países comunistas geralmente o chefe é gordo? Coreia do Norte? Venezuela? É gordinho, né? Maranhão”.
Jair Bolsonaro se referindo a Flávio Dino Governado do Maranhão.            Governador Flávio Dino - Maranhão

Um ótimo Final de Semana a todos. Nossa coluna volta na segunda. Até lá !

Blog do Edney
879991469000 FoneZap

Nenhum comentário: