segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Na Lupa 🔍, Segunda 10/01/22, Blog do Edney

Coluna Diária - Blog do Edney 

Na Lupa 🔎 
                          Cayo Albino


CAYO ALBINO - Cayo Albino(PSB) tem todos os requisitos para estar entre os 49 deputados estaduais que serão eleitos em outubro deste ano. Além de contar com a experiência do seu pai, prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, que disputou três eleições para a ALEPE, sendo duas pelo então PPS, conseguindo o mandato na terceira tentativa já no PSB e dois anos depois ainda exercendo o mandato na ALEPE como líder do partido, o PSB, se elegeu, numa
eleição bastante atípica para comandar o Palácio Celso Galvão. Cayo Albino chega com uma estrutura muito maior, podemos dizer, gigante, e mais com a máquina, em relação as que o seu genitor possuiu nas campanha anteriores. Em Pernambuco o DNA sempre está e estará presente nas eleições de deputado, a exemplo de outros filhos de mandatários que também atravessaram para a política e conseguiram o mandato. Temos vários exemplos como Aglailson Júnior e depois Aglailson Victor, Henrique Filho , Clodoaldo Magalhães, João Campos, Raquel Lyra, Miguel Coelho e seus irmãos, entre tantos e tantos outros. A lista é extensa e uma candidatura de Cayo Albino é completamente natural na cena política estadual. 
O grupo Albino não está para brincadeira e tem buscado bases em diversas cidades no agreste e região metropolitana do Recife, mostrando que não está somente plantado na sua cidade raiz na busca cooptação de votos. Cayo vai dobrar em diversas regiões com vários Deputados Federais e, segundo informações que chegaram a coluna, não estão voltados para o amadorismo político. 
Comentam as fontes, muito seguras por sinal, inclusive que o apoio ao deputado federal Felipe Carreiras (PSB) teria sido firmado como troca, para que o atual prefeito da cidade de Bonito Gustavo Adolfo(PSB), apoiasse Cayo Albino pra a ALEPE, o que garantiria só de saída algo em torno de 7 mil votos naquele cidade. A matemática é que o prefeito de Bonito trocou Carreiras por Clodoaldo Magalhães pra Federal e em troca teria cedido a vaga de Estadual para que Carreiras indicasse um nome a fim de atender ambos os deputados e equalizar a contenda. Caso se confirme esse "rolo" eleitoral, Cayo Albino já partiria com uma ampla vantagem de saida, devendo ampliar de maneira significativa em diversos municípios uma votação que chegará ao suficiente para sua eleição. Em relação ao jovem pré-candidato, voltamos a afirmar que a postulação dele é legítima, jamais deixaria de ser, isso é fato, ele tem jeito e se esforça em centrar, isso é visível e está bastante concentrado na busca do seu primeiro mandato. 
Nas eleições suplementares Cayo participou da campanha de Palmeirina , onde apoiou Marly , que ficou em segundo lugar, mas que possui grupo coeso sob a liderança de Eudson Catão e com certeza estarão no palanque de Albino nessas eleições. Um detalhe importante, que pouca gente se ligou é que na equipe de Cayo existe um grande articulador regional, o Assessor do Prefeito, Marceu Nogueira , que possui estreita ligação com diversos políticos, prefeitos e ex-prefeitos e lideranças de todo o Agreste Meridional. Marceu conduzia as articulações do ex-deputado deputado Ricardo Fiúza, falecido em 2005, e conhece de cor os caminhos para uma  campanha rumo a ALEPE. Com todos esses atributos e uma grande estrutura o atual Secretário Geral da CODEAM é amplo favorito ao mandato de deputado. Pelo visto, Garanhuns vai sair dessas eleições com três deputados eleitos e o Cayo Albino está entre eles. Na política os grupos brigam pelas ideias, mas no verdadeiro jornalismo informativo, nós nos pautamos pela realidade dos fatos. Eis a leitura que temos do momento. 




IZAIAS RÉGIS - Na equação do PSDB estadual o nome do ex-prefeito e ex-deputado Izaias Regis figura entre os eleitos de forma segura e com votação qualificada. A opção feita pelo mesmo aponta na direção certa a nível de estratégia eleitoral. Na chapa proporcional do PSDB deverá contar com alguns nomes importantes como Edson Vieira de Santa Cruz do Capibaribe, Priscila Krause, além de outros que estão muito bem colocados e que serão apresentados oportunamente. Ízaias Regis saírá de Garanhuns carregado de votos, pelo trabalho realizado nos seus dois exitosos mandatos de prefeito e também pela grande campanha que deverá promover. Garanhuns se prepara para um bom momento na Assembleia Legislativa e, se faz muito importante lembrar que Ízaias Regis não é neófito na disputa de deputado, pois se elegeu três vezes consecutivas, muito bem votado e sendo bastante prestigiado nas demais cidades do Agreste Meridional. Portanto Ízaias e o seu grupo caminham também para uma esmagadora vitória.
         Ex Prefeito e Ex Deputado Izaias Régis 





IVO AMARAL - o ex-deputado e ex-prefeito segue se recuperando em seu apartamento no Recife,  após contrair o COVID e receber alta do Hospital Português. Ivo havia tomado as três doses da vacina o que o ajudou bastante na sua recuperação e na estabilização do seu quadro.
           Ivo Amaral - Foto: Blog Roberto Almeida





HOSPITAL MUNICIPAL - O prefeito Sivaldo Albino anunciou a construção do Hospital Municipal de Garanhuns, reivindicado pela população há vários anos e segundo ele é um compromisso de campanha que o mesmo assumiu em 2020. Ele promete começar a obra este ano e garante que vai se se tornar realidade em 2022. 
Ao comentar sobre o projeto, em um determinado grupo de whatsapp, o Coronel Campos disparou : -“Esse rapaz tá mais perdido do que cego em tiroteio. A construção de um Hospital de médio porte e que comporte 50 leitos, gira em torno de 25 milhões, com um custeio mensal na ordem de 15% do seu valor, algo próximo de 4 milhões. Para se ter uma ideia, o custo médio de um leito de UTI, gira entre 2.5 a 3.5 mil reais dia. Acho que é o planejamento do prefeito, tá mais para um grande posto de saúde, do que um Hospital.” Completou Campos. Pelo visto o tom de campanha eleitoral já dar sinais na Suissa Pernambuca. Estamos abertos caso a prefeitura ou o prefeito queiram comentar algo sobre o tema. 
Hospital Municipal - Um sonho para Garanhuns






CALÇADO- Nogueira (PP) prefeito da cidade de Calçado, a Terra do Festival da Lavoura, tem feito uma gestão visivelmente moderna a frente da municipalidade. Irrigado pelas emendas do deputado federal Eduardo da Fonte e do apoio fundamental do deputado estadual Claudiano Filho, a cidade é praticamente outra se comparada a pouco mais de uma década atrás. As gestões de Zé Elias(PP) e Nogueira (PP) alavancaram a cidade, e a colocaram numa posição de destaque na região, pelos bons serviços, obras e ações promovidas por eles. 
A oposição em Calçado é representada por Carlos Cabeludo(PSD) e Expedito (PSD) ambos disputaram a eleição em 2020 e seguem unidos pra 2024. Nogueira tem as cartas na mão e poderá reconduzir Zé Elias a prefeitura ou apoiar um filho do ex-prefeito , o que garantiria a hegemonia  do grupo por mais oito anos, levando em conta a tradição de reeleição existente no município.                     Prefeito Expedito Nogueira 






LUIZ LEITE E A TRAVE - analisando a cena política municipal a nível da Câmara de Vereadores observamos um fato curioso. 
Luiz Leite , filho do saudoso vereador Pedro Leite, que marcou época na Casa Raimundo de Moraes, é um caso em que a história precisa reparar. 
Nas eleições de 2020 obteve 1.169 sufrágios, bateu na trave e ficou mais uma vez fora do Legislativo Municipal, mesmo tendo sido um dos mais votados, por causa da legenda partidária. Luiz Leite errou no partido mais uma vez. Em 2016 teve 1.376 votos pelo PHS, ficando também de fora da da composição da Casa Legislativa. Luiz Leite tem preparo, herdou do pai o jeito simples e a maneira prestativa de ser, sendo portanto uma opção de qualidade na cidade. 
É só acertar o passo na filiação partidária porque tem votos, amizade, carisma, tem história e tem serviços prestados.                                  Luiz Leite





ARMANDO - o ex-senador Armando Monteiro que acompanha Raquel Lyra nas andanças do Movimento "Levanta Pernambuco" (achamos esse nome estranho) onde são feitas palestras e discursos anda tão calado, mas tão calado que ganha uma prenda quem adivinhar o que está se passando na cabeça de Armando, majoritário em Garanhuns em diversas eleições. Uns dizem que Armando quer novamente disputar o Senado pelo grupo de oposição, outros dizem que ele vai declinar e se lançar a Federal. No final ninguém sabe o que se passa na cabeça de Armando após dois insucessos consecutivos para o governo estadual. Porém fica uma pergunta no ar...
Se Armando Monteiro for para Federal como fica a relação de Ízaias Regis com Silvio Costa Filho? Pelo visto Ízaias Regis jamais deixará Armando no meio do caminho. Quem viver, verá!Ex prefeito Izaias / Ex Senado Armando Monteiro



SINAL VERMELHO- a coisa esquentou na CODEAM quando o prefeito de Bom Conselho, João Lucas(PSB) liderado de Danilo Godoy(PSB) entregou o cargo que exercia na diretoria do órgão e pediu exclusão do município ao consórcio da Comissão de Desenvolvimento do Agreste (CODEAM), que é presidida por Sivaldo Albino e tem justamente Cayo Albino, como secretário geral. O prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo(MDB), também entregou o cargo de Diretor de Relações Institucionais e as informações que chegaram e chegam a nossa redação dão conta que vários prefeitos estão decididos e irão seguir o gesto e o rumo de João Lucas e Júnior de Rivaldo. 
O pano de fundo dessa revoada teria sido na prática o uso da CODEAM em favor da candidatura de Cayo a deputado estadual. 
Vamos acompanhar os desdobramentos da situação. Isso caiu como uma verdadeira bomba no Agreste. E vem mais coisa por aí, vamos aguardar e na observância dos fatos. 
Seguimos "Na Lupa" 🔍

                                        Danillo x Cayo x Junior

FRASE DO DIA - "Se o senhor dispõe de informações que levantem o menor indício de corrupção sobre este brasileiro, não perca tempo nem prevarique, senhor presidente. Determine imediata investigação policial sobre a minha pessoa aliás, sobre qualquer um que trabalhe hoje na Anvisa, que com orgulho eu tenho o privilégio de integrar" - Antônio Barra Torres - Presidente da Anvisa.
                      Antonio Barra Torres


A todos uma ótima segunda-feira!!!

Blog do Edney
879991469000 FoneZap




Um comentário:

Izabel disse...

Carrega a incompetência do pai, Garanhuns não merece um filhinho de papai que não tem consciência política como nosso representante. #foracaioalbino #forasivaldo